Até quanto insistir no incurável não causa mais sofrimento ao paciente e à família?
E se você pudesse amenizar o sofrimento quando a vida está ameaçada por uma doença?
E se houvesse uma forma melhor de partir?
Para muitos pacientes a certeza da morte é inevitável e muitas vezes dolorosa, por isso, com foco nesse momento tão sensível e inexorável, a OMS estabeleceu, em 2002, o conceito de “cuidados paliativos”, definindo-o como ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e familiares que enfrentam problemas associados com doença que ameaça a vida, através da prevenção e alívio do sofrimento, por meio de identificação precoce, avaliação correta e promovendo o controle da dor, alívio de outros sintomas, suporte psíquico-espiritual e social que devem estar presentes desde o diagnóstico até o final da vida.
O objetivo não é curar. Os cuidados paliativos também podem ser denominados como cuidados de conforto, cuidados de suporte e gerenciamento de sintoma.
As ligas de Geriatria e Gerontologia, Pediatria e Puericultura, Oncologia, Clinica Médica, Neurologia e Cia da Alegria convidam a todos para o II Simpósio de Cuidados Paliativos que irá ocorrer no dia 25/08/2018 na cidade de Taubaté.
Faça sua inscrição pelo site https://blacktag.com.br/eventos/2315/ii-simposio-de-cuidados-paliativos
Confira a programação no cartaz: