Uma parceria A Casa Humana e Casa do Cuidar para profissionais da área de saúde que trabalham com Assistência Domiciliar, Hospital de Retaguarda e Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI)
O aumento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) decorrente do envelhecimento populacional é uma realidade atual. Por conta disso, é necessário que os profissionais de saúde estejam aptos a lidar com as particularidades dessas doenças em ambientes extra hospitalares, principalmente pelo fato do hospital ser um ambiente focado e preparado para lidar com as condições agudas de saúde.
Considerando a mudança do perfil epidemiológico e a lacuna existente entre o hospital e o domicílio dos pacientes, a Atenção Domiciliar (AD) vem ganhando espaço.
Trata-se de um cuidado que integra a Rede de Atenção à Saúde (RAS) e é oferecido na moradia do indivíduo envolvendo um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação (BRASIL, 2013).
Atualmente percebe-se que mesmo as equipes de Atenção Domiciliar tem um olhar mais voltado para as condições agudas e medidas intervencionistas de cuidado, que não atendem as necessidades dos pacientes com doenças ameaçadoras da vida e/ou crônicas.
Diante desse cenário, o Cuidado Paliativo (CP) surge como uma abordagem fundamental para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e famílias que enfrentam esse tipo de doenças.
Apesar disso, a maior parte dos cursos de formação em Cuidados Paliativos ainda tem um foco hospitalocêntrico, justamente porque a maioria dos profissionais da área tem maior experiência e vivência nesta modalidade.
A Casa Humana, como um home care pioneiro especializado em Cuidados Paliativos, é considerado um serviço de 3º nivel de complexidade e tem o papel não só fornecer assistência em Cuidados Paliativos, mas também de apoiar e capacitar outros profissionais, de desenvolver novos conhecimentos e, acima de tudo, de contribuir para a mudança da cultura de Cuidados Paliativos no Sistema de Saúde (ANCP, 2018). Por isso, em parceria com a Casa do Cuidar, orienta seu investimento educacional para a realização de um Curso Multiprofissional completo, com características modernas de ensino e com a possibilidade de complementação prática do aprendizado através de parcerias com instituições e profissionais reconhecidos como referências na prática de Cuidados Paliativos.
Ao final do Curso de Aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos: Modalidades Assistência Domiciliar e Hospice, o aluno será capaz de demonstrar conhecimento e competências compatíveis com a qualidade necessária para a boa prática da assistência domiciliar e hospice a pacientes com doenças que ameaçam a continuidade da vida e o suporte a suas famílias.
BRASIL. Melhor em casa: A segurança do hospital no conforto da sua casa. Atenção Domiciliar: Manual Instrutivo. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
ANCP-Academia Nacional de Cuidados Paliativos. Análise Situacional e Recomendações para a estruturação de programas de Cuidados Paliativos no Brasil. São Paulo: ANCP, 2018.
O curso será realizado em 10 módulos temáticos de março a dezembro de 2020, com carga horária de 16h cada, sendo divididos da seguinte maneira:
Módulo 1 – Introdutório
Conceitos e princípios, critérios de elegibilidade e aspectos éticos e legais de Cuidados Paliativos.
Módulo 2 – Especificidades das modalidades assistenciais: domicílio e hospice
Fluxos, referência e contra-referência.
Módulo 3 – Particularidades na avaliação do paciente em Atendimento Domiciliar ou Hospice
Avaliação e captação do paciente para ser atendido nessas modalidades considerando o ambiente, biografia e a necessidade da avaliação multidimensional – física, psicológica, social, familiar, espiritual.
Módulo 4 – Sintomas I
Identificação, avaliação e manejo de controle dos sintomas prevalentes em Cuidados Paliativos – Parte 1.
Módulo 5 – Sintomas II
Identificação, avaliação e manejo de controle dos sintomas prevalentes em Cuidados Paliativos – Parte II.
Módulo 6 – Comunicação em Cuidados Paliativos
Técnicas de comunicação difícil em saúde com foco na tomada de decisões necessárias para o ambiente domiciliar e/ou hospice.
Módulo 7 – Gestão em Cuidados Paliativos
Princípios de gestão e ferramentas gerenciais adequadas para Serviços de Atenção Domiciliar e Hospice.
Módulo 8 – Intercorrências Paliativas
Avaliação e manejo das principais intercorrências paliativas no ambiente domiciliar ou hospice.
Módulo 9 – Cuidados no fim da vida
Aspectos necessários para a condução de óbito domiciliar e planejamento de cuidados no fim da vida no domicílio e hospice.
Módulo 10 – Luto, espiritualidade e auto cuidado profissional
Anamnese espiritual, luto e consolidação da essência do profissional que cuida em assistência domiciliar e hospice.
Agenda 2020
Horários – Curso Aperfeiçoamento:
Sextas-feiras das 13h30 às 20h30 e sábados das 08h30 às 17h30
(1 sexta e 1 sábado por mês de março a dezembro de 2020)
Março: 20 e 21
Abril: 24 e 25
Maio: 29 e 30
Junho: 19 e 20
Julho: 24 e 25
Agosto: 28 e 29
Setembro: 18 e 19
Outubro: 23 e 24
Novembro: 20 e 21
Dezembro: 11 e 12
Investimento:
15 parcelas de R$ 690,00 para equipe multiprofissional
15 parcelas de R$ 990,00 para médicos
Processo seletivo:
1ª fase: Encaminhar currículo vitae e vídeo de apresentação com 1 minuto de gravação contendo as informações: nome, idade, profissão, experiência profissional, motivo pela procura do curso;
2ª fase: Entrevista presencial ou por Zoom.
Vagas:
Máximo 50 pessoas (primeiro ano)
sendo 40 vagas para alunos pagantes e 10 bolsistas
Coordenadores: Dra. Ana Claudia Arantes, Débora Genezini e Caroline Silveira
Metodologia:
A metodologia ativa preconiza a inserção do aluno no processo de ensino e aprendizagem, valorizando o conhecimento prévio do mesmo. O aluno torna-se agente ativo na construção do conhecimento.
Via metodologia ativa, ao longo do curso trabalharemos temas transversais fundamentais como: comunicação, plano de cuidados, cuidando de quem cuida em todos os módulos.
Algumas das estratégias de ensino aprendizagem baseadas na metodologia ativa que utilizaremos serão: exposição conceitual dialogada, aprendizagem baseada em situação-problema, fóruns de discussão, simulação realística- Role play, apresentação e discussão de casos em sub e grandes grupos.
As variadas estratégias dinamizam as atividades dos módulos fazendo com que a relação com o tempo e a construção do conhecimento sejam vivenciados com leveza e sentido.
Público Alvo:
Profissionais de saúde com mínimo 1 ano de prática assistencial em Assistência Domiciliar, Hospital de Retaguarda e Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI)
Exigências mínimas para aprovação ao final do curso para a obtenção do certificado:
- Presença mínima em 75% das aulas;
- Participação nas atividades de tutoria com elaboração de projeto;
- Aprovação do projeto desenvolvido em tutoria.