No mundo, temos anualmente mudanças significativas nos dados do aumento das mais de 5 milhões de pessoas sem a comunicação pela fala. Essas são as chamadas pessoas com necessidades complexas de comunicação, e que se encontram, portanto, em situação de vulnerabilidade comunicativa.
Nesse momento, podem chegar no pronto socorro, enfermarias, UTIs, casas de repouso, ou mesmo em suas casas ou de seus familiares, vivenciando imensas barreiras de comunicação, pela fala, escuta e/ou pela escrita.
Em atenção a esse número alarmante que desvia a possibilidade de se expressar e de compreender e ser compreendido de modo Eficiente e Afetivo precisamos fazer algo que mude essa realidade. Decidimos ser parte da transformação desta cultura tão empobrecida, silenciosa e silenciada, cientes sobre a necessidade em formar pessoas, estudantes e profissionais da educação, da saúde e do cuidado em conhecimento e capacidade na área da Comunicação Aumentativa e Alternativa.
Este caminho vai oferecer oportunidade de comunicação e também alívio do sofrimento, em medida não medicamentosa, por meio do uso de símbolos, recursos sensoriais, técnicas e estratégias muito específicas e valiosas.
A comunicação Aumentativa e Alternativa é o que temos de mais inovador em saúde e promover a educação a quem lida com quem não fala e/ou não escreve, ou seja a quem não se comunica de modo temporário ou permanente pela fala e/ou escrita, é uma urgência.
Esse aprimoramento após 4 anos formando pessoas na prática, nascendo e renascendo na Casa do Cuidar, vem em uma nova versão com atualizações e linda expertise, reunindo novas informações e vivências para auxiliar na decisão clínica e hospitalar o mais precocemente possível.
E considerando as habilidades e necessidades de cada pessoa para uma comunicação mais competente e funcional chegamos numa realização profissional muito mais completa e inclusiva.
Se você quer aprender tudo isso e ainda conhecer professores absolutamente inovadores e entusiasmados em ensinar, este é um espaço de aprendizado em que você vai se realizar.
Te esperamos!
Poema à Boca Fechada, por Vince
‘Não direi:
Que o silêncio me sufoca e me amordaça.
Calado estou, calado estarei,
Pois que a língua que falo é doutra raça.
Palavras consumidas se acumulam,
Se represam, cisterna de águas mortas,
Ácidas mágoas em limos transformadas,
Vasa de fundo em que há raízes tortas.
Não direi:
Que nem sequer o esforço de as dizer merecem,
Palavras que não digam quanto sei
Neste retiro em que me não conhecem.
Nem só todos se arrastam, nem só lamas,
Nem só animais, bóiam, mortos, medos,
Túrgidos frutos em cachos se entrelaçam
No negro poço de onde sobem dedos.
Só direi,
Crispadamente recolhido e mudo,
Que quem se cala quanto me calei
Não poderá morrer sem dizer tudo.”
Os Poemas Possíveis, Lisboa, Editorial Caminho, 1981′
Programação
Ciclo 1
- O Despertar da Consciência em que a Comunicação Alternativa Ocupa na Atuação em Cuidados Paliativos.
Natálie Iani Goldoni - A Tecnologia Humanizada na Fronteira do Cuidado como um Caminho de Esperança”
Rafael Alves
Ciclo 2
- ESPERANÇAR em Comunicação Alternativa, na Fronteira da Dor Total
Natálie Iani Goldoni - Dignificar a Existência da Tecnologia na Ausência da Comunicação Ofertando o Manto que Protege
Rafael Alves
Ciclo 3
- Uma nova Língua Atravessada Pelo Movimento e o Olhar na Entrega Potencializadora que Desafia a Palavra
Carlos Alberto Franco – Professor surdo
Ciclo 4
- Ao Encontro do Renascimento: um Cuidado Com o Uso da Comunicação Alternativa Como Força Visível no Desfecho da Vida em Ausência da Fala
Adriane Lacerda – Portadora de uma doença neurodegenerativa rara - Perseverar na Vereda da Medicina no Enfrentamento da Solidão em Estar Frente a Frente a quem Não se Comunica Pela Fala
Kátia Ribeiro Fuza
Ciclo 5
- Quando a Comunicação Compassiva Atravessa o Deserto da Ausência de Fala
Ana Claudia Quintana Arantes
Ana Claudia Quintana Arantes
Médica formada pela USP com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fez pós-graduação em Psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia e especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford. É sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos. Implantou treinamentos institucionais em Cuidados Paliativos no Hospital Albert Eintein. É autora do best-seller “A morte é um dia que vale a pena viver”, lançado no Brasil e em Portugal, México, Japão entre outros países, e também “Histórias Lindas de Morrer” e “Pra vida toda valer a pena viver”.
Natálie Iani Goldoni
Adriane Lacerda
Rafael Alves
Especialista em tecnologia assistiva com eye tracking na Civiam Brasil, pós-graduado em Terapia Ocupacional Aplicada à Neurologia – Hospital Albert Einstein, MBA Health Tech – FIAP-SP, engenheiro de sistemas pelo Centro de Tecnologia IBTA-SP. Atua com recursos assistivos Tobii Dynavox desde 2010, apoiando a equipe multidisciplinar na implementação de soluções para acesso ao computador, comunicação alternativa e automação residencial.
Kátia Ribeiro Fuza
Médica Oncologista. Paliativista pelo Instituto Pallium Latinoamérica, curso Básico e Avançado. Foi médica e responsável técnica do CACON da região de Araçatuba-SP, titular no Hospital de Câncer de Barretos e Jales nos departamentos de Oncologia e Cuidados Paliativos. Coordenou o Setor de Oncologia do Hospital do Câncer de Jales-SP e o Departamento de Cuidados Paliativos do Hospital Amaral Carvalho (Jau-SP). Segue o programa PROGER (Educação Continuada em Geriatria) do CREMESP e realiza atendimentos em Cuidados Paliativos e Geriatria nas redes pública e privada nos setores ambulatorial e domiciliar, no interior de São Paulo (São Carlos, Jau e região).
Beto Franco
Lista de interesse
As inscrições para a turma atual foram encerradas. Mas você pode deixar seu nome na lista e o avisaremos assim que abrirmos novas tumas