Mais um evento muito interessante sobre Cuidados Paliativos, mas agora na área da Medicina Veterinária. E como o depoimento da Alexandra nos enche de orgulho e gratidão, sabendo que este evento é mais um dos frutos da formação da Casa do Cuidar. Você não pode perder!
“É com alegria e sentimento de gratidão que compartilho um dos frutos do Curso de Cuidados Paliativos da Casa do Cuidar.
Sou psicóloga, fiz o curso no ano passado, e desde então venho trabalhando cada vez mais com Cuidados Paliativos.
Antes de me formar em psicologia, me formei em biologia. E antes disso, cursei 2 anos de veterinária. Então, tenho uma ligação muito forte com animais.
Comecei um grupo de apoio a médicos veterinários no começo deste ano. Pelo que era abordado no grupo, vimos a necessidade de falar sobre outros assuntos. Somada à experiência do grupo, minha gatinha faleceu no mês passado e eu e meu marido sofremos muito por não encontrarmos profissionais que soubessem fazer Cuidados Paliativos. Após sua viagem, ouvimos dos responsáveis técnicos da clínica de internação sobre a carência que sentiam a respeito do tema, do despreparo que tinham frente à morte e da dificuldade em lidar com o próprio luto e o luto dos tutores dos bichinhos.
Bolamos então três rodas de conversa nas quais vamos abordar alguns assuntos torcendo que a ideia seja propagada também nesta classe.
Segue o post do primeiro encontro.
No segundo encontro iremos falar sobre Luto e Comunicação de más notícias e no terceiro sobre Burnout e Síndrome da Compaixão (empatia).
Mais uma vez, gratidão por tudo e por possibilitar o ambiente de troca durante o curso. Sem isso, esta ideia não teria sido sequer pensada.
Abraços fortes!
Alexandra Villar”