A Casa do Cuidar tem como missão a excelência na prática e no ensino em Cuidados Paliativos, bem como a divulgação desse conhecimento aos profissionais de saúde. O intuito deste trabalho é promover um atendimento eficaz no alívio de dor e nos outros sintomas relacionados ao sofrimento do ser humano que passa por uma doença grave e incurável.
Atualmente, a formação dos profissionais da saúde, que trabalham com a atenção e cuidado ao outro, sendo eles: médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e fisioterapeutas, não tem contemplado a área de Cuidados Paliativos que cresce de maneira exponencial no mundo.
A palavra paliativo, deriva do latim pallium, que significa manto ou cobertor. Infelizmente, na nossa cultura, o termo “paliativo” traz um aspecto de uma medida inconsistente ou de algo sem valor, dificultando a aceitação destes cuidados, tão essenciais na vida de um ser humano que sofre diante de uma doença ativa e progressiva e que ameace a continuidade da vida. Os cuidados paliativos são oferecidos para o paciente e sua família, com o objetivo de cuidar deles de forma integral, os protegendo da dor de todos os tipos de sofrimento, desconfortos e conflitos, causados pela doença ou seu tratamento, desde os sintomas físicos até os emocionais, sociais.
A Casa do Cuidar vem participando ativamente no processo educacional em Cuidados Paliativos no Brasil e valida a importância da arte no aprendizado e na busca por significado no que fazemos. É por isso que os nossos cursos exploram o potencial criativo e comunicativo do ser humano, a serviço da prática do cuidar. Os conteúdos teóricos apresentados são intercalados com discussões bem importantes, envolvendo profissionais renomados da área, reconhecidos internacionalmente. Desta forma, abrimos um espaço transformador para alunos e mestres compartilharem experiências enriquecedoras.
A intenção do curso em formação do profissional paliativista com o olhar diferenciado sobre o próximo é algo surreal, transformador e mágico. Obrigada Casa! Que venham mais 10,20,30 turmas para continuar a semente/arvore/floresta dos cuidados paliativos.
Obrigada pela oportunidade de aprendizado, cada aula ocorreu inúmeras transformações como você havia dito no primeiro dia de aula. Transformações que apenas aumentou o meu amor pelo cuidado paliativo e a vontade de cuidar de quem está “morrendo”. Sendo um privilégio poder fazer parte deste momento da família e do paciente. Sei que na minha…
Parabenizo a equipe da Casa do Cuidar e tenho profunda gratidão a oportunidade que tive onde outras portas foram abertas. Aprendi com cada olhar, o respeito e aceitar as diferenças. E quanto mais envelhecemos mais temos que aprender, para modificar conceitos, limpar preconceitos e buscar leveza na velhice. Uma grande coisa que vocês conseguiram… Nunca…
Imensa gratidão a toda equipe da Casa do Cuidar pela generosidade e cuidado. Desejo muito continuar presente nessa casa, aqui pude me reconectar com a vontade de continuar viva e inteira. Vocês foram meu melhor presente. Contem comigo! Agradeço imensamente à Casa do Cuidar e equipe por todo aprendizado durante este ano. Foram lições que…
O curso é transformador. Mostrou um caminho sobre como ser paliativista, e acima de tudo, a importância de ser cuidar. Muitos aprendizados, muitas sementes que precisarão ser cuidadas para crescer. Tudo foi positivo e não consigo apontar pontos negativos. A parte do lanche era perfeita. Tantos ensinamentos, tanta vida. Abraços.
Iniciei minha jornada com foco no aumento do conhecimento técnico e logo observei minha ineficiência na dimensão espiritual no paciente. Me renovo como ser humano.
Foi além do que estou acostumado a fazer, além do conhecimento técnico ensinado, me senti em casa, em família.
Foi mais do que eu esperava. Em destaque, o Cuidando de Quem Cuida.
Foi muito inspirador! Me fez ampliar os meus conhecimentos, mas principalmente a olhar a vida de uma outra forma.
Além do enriquecimento intelectual nos dá oportunidade de mergulharmos no interior e enfrentarmos o desconhecido.
Aprendemos uma nova maneira de nos colocar na vida sem uma dependência das circunstâncias até a melhor conduta na UTI, importância do cuidado, etc.
Grande capacidade dos palestrantes em nos mostrar o conteúdo como um todo, dando sempre mais atenção aos aspectos multidimensional e menos físico, doença.
Simplicidade, técnica, ênfase nas relações, cuidado e respeito ao ser humano.
Sair daqui tão diferente, que preciso me apresentar novamente as pessoas que achavam que me conheciam!
Eu cresço não só como médica, mas como ser humano e me incentiva a querer espalhar todas as coisas que aprendo aqui na UBS que eu trabalho.
Acolhimento, troca de experiência, aquisição de conhecimento novos e quebra de pensamentos concretos.
Me transformei em algo melhor.
Obrigada por poder vivenciar estes momentos tão transformadores! Cuidadores precisam de espaço e de escuta, e aqui existe este acolhimento, existe amor, existe cuidado. Sou eternamente grata a Dra. Ana e toda a equipe da Casa do Cuidar por este olhar e cuidado que tiveram neste dia maravilhoso.
Eu me importo porque assim como os pacientes , sou humana, finita , complexa , em constante mutação e acredito em uma boa morte. Morte sem dor, com o menor sofrimento psíquico possível e ao lado de outras pessoas que fazem parte dessa jornada. Me importo porque mesmo sem a possibilidade de cura , existe diante de…
Leia mais
O Curso de Cuidados Paliativos da Casa do Cuidar é transformador. Abre- se, diante dos nossos olhos, caminhos de intenso envolvimento humano, de compaixão e de empatia. Cada módulo nos presenteia com o “Cuidando de quem Cuida” e traz sensações únicas e vivências intensas da importância do auto-cuidado. É uma experiência fantástica e inenarrável de crescimento…
O Curso em Cuidados Paliativos da Casa do Cuidar foi um divisor de águas em minha vida. Adquiri conhecimentos práticos muito úteis. Entretanto, para mim, o enriquecimento do ponto de vista pessoal foi de valor inestimável. O curso instiga o aprofundamento necessário do autoconhecimento para quem trabalha com seres humanos. Estou absolutamente convencida que hoje sou uma pessoa mais qualificada…
A cada módulo o amadurecimento vai ocorrendo, o aprendizado aumentando e isso ocorre de dentro para fora. Muita emoção e amor a cada fim de semana. Sou muito grata!
Surreal… sem palavras realmente para descrever o Curso da Casa do Cuidar… porém acho que AMOR engloba todos os sentimentos e sensações. Gratidão eterna pelo privilégio de ser da IX turma… Só estando lá pra poder entender o que sentimos… sem medida e muito mais muito AMOR envolvido!
Aula dinâmica que provoca reflexões e mudanças importantes em conceitos pré-definidos sobre a forma como nos comunicamos com os pacientes. Sensacional, como sempre. Extremamente importante, prático e até educativo.
Foi difícil chegar aqui. Minha viagem demorou 16h (era para demorar 8h). Houve reforma na estrada no primeiro trecho (ônibus), perdi o vôo, completando o atraso de 3h. O aeroporto de Congonhas fechou e descemos em Guarulhos, mais 1h15 de ônibus. Ao chegar no hotel, minha reserva expirou, pois sem sinal não fiz o check…
Excelentes aulas! Grandes Mestres!! Conseguiram me tirar da zona de conforto. Minha primeira avaliação é bem positiva. Deparei-me com docentes qualificados e colegas de classe igualmente agregadores (fico imaginando no final do curso). Nesse módulo o curso foi excelente na estrutura de matérias apresentadas, organização superando todas as expectativas. Fico imaginando o que virá… Sofreremos uma…
Gostaria de fazer uma avaliação geral sobre nosso primeiro encontro: todas as apresentações foram de elevado nível técnico, envolvente, algumas emocionantes. Além de atenderem às expectativas, fizeram-me achar que estou no caminho certo para aquilo que estou me propondo a fazer. Muito Obrigada!
Querida Ana Cláudia minha musa inspiradora, que saudade tenho de ti e da Casa do Cuidar… Está sendo criada uma sementinha da Casa do Cuidar no Instituto Angolano de Controle do Câncer (única instituição angolana que trata de câncer) onde a maior parte dos pacientes chegam em estágios muito avançados. Este ano participei de vários…
Leia mais
Após terminar o curso, tive a oportunidade de trabalhar dentro do mesmo hospital em um serviço de cuidados paliativos não oncológicos e com certeza o curso fez toda a diferença no modo de abordagem dos pacientes e seus familiares e na estrutura interna/equilíbrio que precisamos ter para atendê-los. Também consegui fazer uma releitura, ver com…
Leia mais
Quanto às mudanças que o curso teve em minha vida, foram muitas, em alguns momentos me tornei bastante crítica com algumas aulas e condutas, o que me permitiu refletir muito sobre meu aprendizado e crescimento profissional, em outros momentos realmente entrei em contato com assuntos e conhecimentos me ajudaram a concretizar muitas ideias e sonhos.…
Leia mais
Estou atuando como paliativista, normalmente em domicílio. Atendo geralmente na zona sul e na zona oeste. Estou com um projeto em andamento de grupo terapêutico com enfoque de cuidar de quem cuida voltado para Médicos Veterinários. Já um outro projeto ainda em construção de Mini Curso de Cuidados Paliativos em Medicina Veterinária. Desde o curso minha…
Leia mais
Fazer esse curso foi talvez a minha melhor terapia da vida. Obrigada por me lembrar tudo o que é importante na minha vida. Sigo sendo oncologista pediátrica, e começando a ter meus primeiros pacientes paliativos meus. Fazendo com muito carinho e amor… assim como aprendi na casa do cuidar. Tenho dado aulas para residentes e…
Leia mais
Este curso trouxe muitas mudanças na minha vida, no modo de olhar para tudo o que está em volta! Transformou meu modo de estar nas relações e no tempo presente. Gratidão!
Quanto à mudança pessoal, acho que muito mudou com o curso. Larguei o plantão, aprendi a cuidar mais de mim, encarar a minha finitude e aproveitar a minha vida. Isso com certeza ajudou muito o cuidado com o próximo, positivamente. Este ano comecei a integrar a equipe de paliativos da unidade do Vila Santa Catarina…
Leia mais
Estou fazendo pós em Dor no Einstein, mas, quero dar continuidade aos Cuidados Paliativos, que realmente descobri o quanto AMO . Trabalho num serviço de urgência da PREFEITURA de minha cidade, aonde tem um serviço de internação….são pacientes do SUS e 70% são de cuidados paliativos, vejo o quanto precisam de nós, e como está…
Leia mais
Logo que encerrei o curso a Cris enviou um convite para o projeto “corrente do bem”. Desde então eu atendi o Sr. Vitor Faverani voluntariamente, com o desafio: “Gizele, sua meta é colocá-lo para ver o Sol!” (estava acamado mais de um ano). Pois bem! Eu estava disposta a muito mais e acompanhei a trajetória…
Leia mais
Infelizmente no momento ainda não estou trabalhando com CP exclusivamente, continuo atendendo em pronto atendimento, e em consultório como clínica generalista, procurando conversar muito sobre os CP com amigos leigos e colegas de trabalho.
Sinto-me honrada em fazer parte da história da Casa do Cuidar e o quanto essa formação foi transformadora em minha vida… continua sendo! Desde que fiz o curso, trabalhei um bom tempo em empresas de “Home Care” e consegui treinar algumas equipes, entretanto os enfrentamentos de dilemas éticos (empresas prometem oferecer uma assistência que não…
Leia mais
Eu estou vivendo em Montevideo – Uruguai. Voltei a minha terra natal, um sonho de pequena. A vida aqui é maravilhosa pelo simples fato de que estou vivendo onde escolhi. Falando da parte de trabalho, sou psicóloga e depois de algum tempo meu diploma foi revalidado. Estou trabalhando em Clinica e realizo também atendimento domiciliário…
Leia mais
Minha vida está feliz, atendendo pacientes como naturóloga e realizando meu sonho como naturóloga humanizada e paliativista. Tenho atendido alguns pacientes para alívio de dores e sintomas, ajudado na passagem e entendimento de suas doenças e também ajudando as suas famílias a entenderam o processo que estão vivendo.
Leia mais
Desde que eu fiz o curso eu mudei minha vida. Passei a atuar com cuidados paliativos, hoje trabalho no Grupo Hospital Conceição na Equipe de Dor e Cuidados Paliativos e montei o Núcleo de Cuidados Paliativos da Clínica Oncológica Oncotrata em Porto Alegre. Trabalho com o que amo fazer, voltei a dançar ballet e jazz…
Leia mais
Coordenação
Dra. Ana Claudia de Lima Quintana Arantes
Médica, formada pela USP com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fez pós-graduação em Psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia; tem Especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford.
Sócia-fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos. Atualmente vice-presidente da instituição e coordena os cursos de formação Multiprofissional na área.
No Hospital Israelita Albert Einstein foi a responsável pela elaboração e implementação das políticas assistenciais e treinamentos institucionais em Cuidados Paliativos e Terapia da Dor segundo as recomendações da Joint Comission.
Implantou as políticas e protocolos assistenciais a pacientes em Cuidados Paliativos no Hospice do Hospital das Clínicas da FMUSP onde foi a médica responsável pela unidade entre 2011 e 2015.
Docente da The School of Life, ministrando as aulas “Como lidar com a morte” e “Como ter melhores conversas”.
Participou do TEDx FMUSP com a palestra ” A Morte é um dia que vale a pena viver” e lançou um livro pela editora Leya – Casa da Palavra com o mesmo título e já está entre os mais vendidos e recomendados.
Trabalha em seu consultório particular em São Paulo, no atendimento de pacientes na Geriatria, Cuidados Paliativos e suporte ao luto.
Equipe de apoio
Alessandra Rischiteli Bragança Silva – Fonoaudióloga e Nutricionista
Andréa Chaudar de Jesus – Fisioterapeuta
Camila Oliva Zanotto Alfieri – Enfermeira
Debora Cristina Cardoso – Fonoaudióloga
Helenice Alves Teixeira – Psicóloga
Henrique Grigio – Médico Paliativista
José Carlos Safi – Médico Clínico Geral
Júlia Lopes Garcia – Médica Oncologista Pediátrica
Marcela Henriques Barreto – Médica Oncologista
Mariana Lorenzi – Psicóloga
Mauricio Ruiz Del Aguila – Médico Geriatra
Patrícia Vieira G. Nivoloni – Psicopedagoga
Priscila de Oliveira – Enfermeira
Rodrigo Ladeira – Médico da Família e Comunidade
Rosa Maria Arantes de Brito Soares – Enfermeira
Samantha Brandes – Médica Paliativista
Sheila de Lima – Terapeuta Corporal
Corpo docente Casa do Cuidar
Alessandra Rischiteli B. Silva – fonoaudióloga e nutricionista
Alexandre Ernesto Silva – enfermeiro
Ana Claudia Arantes – médica
Ana Holanda – jornalista
Ana Michelle Soares – jornalista
Ana Paula Santos – médica
André Castanho de Almeida Pernambuco – médico
André Gravata – escritor e poeta
Andrea Chaudar de Jesus – fisioterapeuta
Camila Zanotto Alfieri – enfermeira
Claudia Inhaia – médica
Cristiane Ferraz Prade – psicóloga
Daniel Alveno – fisioterapeuta
Débora Genezini – psicóloga
Debora Noal – psicóloga
Erika Lara – médica
Fernanda Fukushima – médica
Fernando Kawai – médico
Flávia Vieira – psicóloga
George Freire – médico
Gustavo Gitti – instrutor de meditação
Henrique Grigio – médico
Henrique Moraes Prata – advogado
Henrique Ribeiro – médico
João Carlos Resende – médico
José Carlos Sáfi – médico
Kiara Terra – contadora de histórias
Leonardo Consolim – médico
Leticia Andrade – assistente social
Lília Caldas Embiruçu – médica
Livia Beraldo – médica
Luciana Rocha – psicóloga
Marcelly Silva – cirurgiã-dentista e odontogeriatria
Márcia Araújo de Freitas – advogada
Maria Júlia Paes – enfermeira
Mauricio Ruiz Del Aguila – médico
Monica Malheiros/Solenta Sonada – psicóloga e palhaça
Natálie Iani Goldoni – fonoaudióloga e comunicação alternativa
Priscila León Bueno de Camargo – médica
Reinaldo Nascimento – pedagogia da emergência
Roberto Miguel – capelão
Rodrigo Ladeira – médico
Rubens Oliveira – professor de dança
Samantha Brandes – médica
Simone Lehwess Mozzilli – publicitária e presidente do Beaba
Taciana Sales Oliveira – médica
Tamyris Gonçalves – nutricionista
Tom Almeida – criador do movimento InFinito