Os cursos da Casa do Cuidar sempre destacam um espaço importante para abordar a espiritualidade e a religiosidade no contexto dos pacientes e familiares em cuidados paliativos. O módulo de junho do curso de cuidados paliativos para psicólogos trouxe diferentes representantes religiosos para falarem de suas visões sobre questões importantes que emergem a partir do diagnóstico de uma dença grave , sem possibilidade terapêutica de cura.
A seguir segue a conclusão de um texto escrito pelo Dr. Mario Peres, Dra. Ana Claudia Arantes, Dra. Patrícia Lessa e Dr. Cristofer Caous.
“É muito importante para a melhora na qualidade de vida de pacientes com dor crônica integrar aspectos da espiritualidade, fé e religiosidade com seu atendimento em diversos aspectos. Futuras pesquisas na área são necessárias para se definir o exato papel da religiosidade e/ou espiritualidade na prevalência, impacto e tratamento de pacientes com dor. Novos avanços devem decorrer do aprofundamento dessas investigações clínico-científicas e da aplicação da espiritualidade na prática médica, em especial no manejo daqueles com dor crônica.”
A importância da integração da espiritualidade e da religiosidade no manejo da dor e dos cuidados paliativos.